Realizou-se no dia 23 de abril de 2018 às 17:30 na sede da APAE de Mantena o Fórum local de Autogestão, Autodefensoria e Famílias que tem como objetivo central debater questões referentes à conquista da cidadania pelas pessoas com deficiência intelectual e múltipla. O evento contou com a presença de várias autoridades como o Presidente da APAE de Mantena Ronildo Silva Sobrinho, a Secretária de Gabinete Mariana Rufino representando o Prefeito Municipal de Mantena João Rufino Sobrinho, o casal de autodefensores da APAE de Mantena Robson Antônio Filho e Andreia Martins da Rocha, a Secretária Municipal de Assistência Social Ernanda Danúsia Lima Ramos de Oliveira e demais relevantes funcionários desta secretaria, o presidente da Câmara Municipal Robério Francisco Costa, a vereadora Maria das Graças Vaz (Maria do Moreno), além de familiares, profissionais, alunos e usuários da APAE.
Em sua fala a representante do prefeito municipal destacou a parceria da entidade, da família e do município na defesa dos direitos da pessoa com deficiência e o presidente da câmara municipal falou da importância da APAE para o município de Mantena. O presidente da instituição também falou sobre a missão da APAE como entidade de defesa de direitos e dos desafios enfrentados pela pessoa com deficiência.
Após os pronunciamentos a Assistente Social da APAE Elizabete Pires da Mota ministrou a palestra com o tema: “A cidadania da Pessoa com deficiência intelectual no município de Mantena”. Terminada a palestra foram divididos grupos de trabalho para debater questões relativas ao tema, sendo três grupos de trabalho: Pessoas com deficiência, famílias e gestores/profissionais. Cada grupo discutiu diferentes questões afim de coletar informações específicas sob o ângulo de cada realidade sobre como a cidadania está sendo exercida pela pessoa com deficiência intelectual na cidade. Após os debates os grupos elegeram os representantes que deverão participar do Fórum Regional de Autogestão, Autodefensoria e Família que se realizará no dia 11 de maio de 2018 na cidade de Ipatinga.
O evento deu destaque aos direitos básicos de cidadania que compreendem o tripé da liberdade, igualdade e dignidade e que precisam ser cumpridos em sua íntegra para que a pessoa com deficiência possa usufruir plenamente de sua cidadania em nossa cidade.
Encerrou-se com um delicioso lanche e um momento de confraternização entre todos os presentes.