O conto de fadas é um gênero textual literário e, sendo literário, é atemporal e pode ser trabalhado com todas as faixas etárias diferenciando o enfoque no trabalho em sala de aula; É importante que os alunos conheçam os clássicos da literatura, lendo-os e os interpretando, identificando os valores presentes neles e desenvolvendo o gosto pela leitura dos mesmos; Assim, com esse trabalho foi possível explorar e estimular a oralidade, competências leitoras e escritoras, como também a criatividade dos alunos. Um de nossos compromissos quanto a aprendizagem de nossos alunos da escola APAE é uma alfabetização de forma criativa e significativa, onde possamos despertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita.
A leitura desenvolve habilidades e competências educacionais e sociais fornecendo ao leitor uma maior capacidade compreensiva, interpretativa e reflexiva, necessária à compreensão do mundo e da realidade que o aluno está inserido.
E é dentro deste ponto de vista que o projeto contos de fadas foi pensado e desenvolvido levando os alunos a ampliar o desejo pela leitura e desenvolvimento da oralidade de alunos com dificuldades.
Os contos de fadas são importantes para formação e a aprendizagem. Escutar histórias é uma forma significativa e concreta para que o aluno seja um bom ouvinte e um bom leitor. Para que o desenvolvimento ocorra com sucesso devemos despertar o interesse de nossos alunos e com isso objetiva – se:
Através dos contos trabalhar condutas e valores humanos;
Estimular a criatividade e a imaginação;
Despertar o interesse pela leitura;
Propiciar momentos de prazer com as atividades propostas;
Estabelecer relações entre contos de fadas com a vida social, visando os avanços tecnológicos;
Desenvolver a comunicação oral e a leitura de imagens;
Propiciar emoções e vivências significativas.
A culminância do Projeto Contos de Fadas foi realizada na quadra da escola onde cada turma apresentou Teatro, danças, músicas alusivas ao tema e para coroar a finalização do projeto foram compartilhados cachorros quentes, sorvetes e chocolates com todos alunos presentes. Diante disto tudo vemos que:
‘’O importante é motivar o aluno para a aventura de ler’’.