18 de maio: Dia da Nacional Luta Antimanicomial

No dia 18 de maio comemoramos o Dia da Luta Antimanicomial mas o que significa isso? Para nós que defendemos os direitos da pessoa com deficiência esta data é importantíssima, pois marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a instauração de novas formas de atendimento às pessoas com deficiência ou doença mental.

Até esta reforma acontecer as pessoas com doenças mentais muitas vezes eram reclusas, excluídas e violadas em seus direitos mais básicos como o direito à convivência, à liberdade, à uma alimentação descente e a tratamento médico adequado, estas pessoas muitas vezes eram trancadas e esquecidas pela sociedade. A Reforma psiquiátrica sinaliza a nossa própria evolução como sociedade, reconhecendo que estas pessoas têm direito a ser felizes e a serem cuidadas no seio de uma família ou ainda nas residências inclusivas que oferecem a estas pessoas a oportunidade de ter verdadeiramente um Lar.

Um exemplo disso é a Casa Lar da APAE de Mantena, que nasceu como fruto deste movimento através da parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais – SEDESE.  Por isso, esta data para nós da APAE é motivo de comemoração, pois sabemos que foi através deste movimento que alcançamos a possibilidade de oferecer para nossos acolhidos uma vida digna e feliz cercados de carinho, cuidado e zelo.