APAE CUMPRE SUA MISSÃO SOCIAL DURANTE A QUARENTENA

Estamos atravessando um período repleto de desafios, onde precisamos nos reinventar e encontrar novas possibilidades de trabalho. Apesar de estarmos  cumprindo as recomendações de isolamento social, é preciso fazer com que   as pessoas sintam que não estão abandonadas, mas que as instituições e organizações sociais estão construindo novas maneiras de dar atenção e apoio a cada pessoa. Foi com esse objetivo que a equipe técnica de Assistência Social da APAE de Mantena organizou uma nova metodologia de trabalho baseada na Portaria 54/2020 do Ministério da Cidadania construiu quatro linhas de ação:

1 – Formação de um grupo de whatsapp com familiares das crianças, adolescentes e jovens atendidos pela APAE afim de manter o contato, trocar experiências e dar orientações que possam garantir que estas famílias tenham acesso aos serviços e benefícios que assegurem sua sobrevivência e qualidade de vida.

2 – Criação de grupos de trabalho e grupos de atividades com os participantes dos serviços de convivência para que estes possam fazer tarefas online, agregar conhecimento e participar das redes sociais de forma sadia e acessível.

3 – Envio de orientações e atividades para todos os usuários do Centro Dia e do Serviço de Convivência Fortalecimento de vínculos para que possam desenvolver atividades de Auto cuidado, Atividades domésticas e atividades de Arte e expressão.

4 – Acompanhamento social permanente das famílias assegurando que mesmo em isolamento estas possam ser atendidas em suas necessidades sociais, especialmente no que se refere a prevenção das situações de risco de contaminação, acesso a renda e orientações sobre os serviços essenciais ofertados no município.

É importante entender que o Serviço de Assistência Social da APAE tem como um dos pilares o fortalecimento das relações familiares, e nesse sentido este momento de crise acabou por se tornar um momento de oportunidade para que a pessoa com deficiência possa fazer atividades junto com a família e interagir mais com as pessoas ao seu redor. Apesar de toda saudade do convívio sabemos que o mais importante neste momento é cuidar, cuidar das pessoas com deficiência, cuidar das famílias, cuidar da saúde e que em breve este momento irá passar e poderemos retornar normalmente a nossas atividades.