A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mantena é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Sua fundação aconteceu a partir de uma reunião no Rotary Club de Mantena por um grupo de pessoas de vários segmentos da comunidade e uma mãe de uma pessoa com deficiência , Senhora Jane Suely Vaz Jacob. Conhecedora dos problemas enfrentados e sensibilizada com a descoberta do número expressivo de deficientes em todo Município idealizou a criação da APAE.
Fundada em 02 de dezembro de 1994, iniciou suas atividades funcionando por dois anos nas dependências da 1ª igreja Presbiteriana, atendendo inicialmente a 16 crianças com 5 funcionários. Em 1997, passou a funcionar nas dependências da Igreja Batista Central até a aquisição da sede própria em 08 de março de 1999. A sede foi adquirida com iniciativa e empenho da Diretoria da época e do Prefeito Municipal Vicente de Paula Marinho, com contribuição de toda sociedade Mantenense e Região.
Hoje 21 anos após sua fundação a APAE presta um serviço de qualidade a comunidade nas três áreas: EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SAÚDE.
Na EDUCAÇAÇÃO: Atende a 119 pessoas com deficiência nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos iniciais (1º ao 5° ano) Educação de Jovens e Adultos anos iniciais e finais.
Conta com uma rede física adaptada as necessidades da pessoa com deficiência, cozinha de acordo com as normas da vigilância sanitária, refeitório, quadra poliesportiva, sala de informática, veículos próprio para o transporte escolar. (Todo bem adquirido, construção e reforma foi através de Emenda Parlamentar, parceria com a ABRAS (Associação Brasileira de Recuperação da Alegria e Saúde), Projeto com Ministério Público e Doação da comunidade Mantenense.
Na ASSISTÊNCIA SOCIAL: Acolhe 10 pessoas com deficiência sem família em um abrigo, casa própria (Rua José Romero Duque, 440 Centro), modalidade “CASA LAR” em convênio com a SEDESE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, sob os cuidados de mãe social com o objetivo de resgatar os direitos mínimos e de garantir a qualidade de vida das pessoas com deficiência em situação de abandono e extrema vulnerabilidade social, buscando resguardar a vida, a dignidade a integridade física e a cidadania dessas pessoas. O programa oferece aos residentes um ambiente de convivência familiar – um lar – e favorece a sua inclusão social na comunidade. (Parceria para construção da casa: Pastoral Geral do Dízimo, ABRAS, Doação dos funcionários da CEMIG – Programa AI6%, Comunidade Mantenense).
Na SAÚDE: Por já contar com uma estrutura física adequada que era a Clínica de Reabilitação Jane Jacob, A APAE de Mantena foi Habilitada com o Centro Especializado em Reabilitação – CER II do SUS/Plano Viver sem Limite em dezembro de 2013.
O CER II é uma Clínica de atenção ambulatorial especializada em reabilitação/habilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão e adaptação de órteses, próteses e meios de locomoção. Tem por objetivo proporcionar à pessoa com deficiência Física e Intelectual a Reabilitação das funções Físicas e Cognitivas promovendo a sua inclusão social independência, autonomia, interação familiar e uma melhor qualidade de vida. Conta com uma equipe multiprofissional nas áreas: Psiquiatria, Ortopedia, Assistência Social, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, e Enfermagem. Atendendo os oito municípios da microrregião sendo: Mantena, São João do Manteninha, Central de Minas, Mendes Pimentel, São Felix de Minas, Divino das Laranjeiras, Itabirinha e Nova Belém. (Terreno doado pelo Sr. Anibal José Rosa e a construção foi realizada com recursos de Emenda Parlamentar, doação da ABRAS e Comunidade mantenense)
APAE EVENTOS – A mais nova conquista da APAE, tem como objetivo utilizar os recursos arrecadados do aluguel do espaço para custear projetos da Instituição, minimizando assim as campanhas de arrecadação, uma vez que Mantena é uma cidade de pequeno porte e conta com muitas Instituições que dependem de doação para sobrevivência. Ressaltamos que mesmo com todas as dificuldades de uma cidade pequena Mantena é sem dúvida o lugar que o povo é mais generoso, prova disso são todas as conquistas mostradas aqui pela APAE, que em cada uma está presente o coração solidário de um mantenense, ao qual a APAE agradece nessa data em que completa seus 21 anos de existência em Mantena. (sede doada pelos ex rotarianos e construção realizada com doação ABRAS, Doação dos funcionários da CEMIG – Programa AI6%, Comunidade Mantenense).
A APAE AGRADECE A TODOS QUE FAZEM PARTE DESSES 21 ANOS DE SUA HISTÓRIA!
Veja fotos abaixo: [nggallery id=45]