APAE participa da X Conferência Municipal de Assistência Social

No dia 11 de setembro, os usuários do Serviço de Assistência Social da APAE de Mantena, profissionais e familiares participaram da X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL com a temática: “Assistência social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o objetivo principal de discutir a qualidade dos serviços de assistência social no município e construir alternativas de melhoria nos serviços prestados. A APAE de Mantena enviou 09 delegados com direito a voz e voto, que foram eleitos na Pré-conferência realizada na APAE no dia 21 de agosto. Os representantes apresentaram propostas pertinentes aos interesses da pessoa com deficiência no município, alcançando a aprovação da proposta de Ampliação da equipe de trabalho destinada ao atendimento da pessoa com deficiência prestado pela APAE e o atendimento especializado para o requerimento e o acompanhamento da concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Ao serem aprovadas em conferência estas propostas, se tornam uma deliberação, isto é, devendo ser cumpridas pelo poder público. Além destas conquistas a APAE de Mantena também conseguiu eleger duas representantes que irão participar da conferência regional em Governador Valadares onde defenderão propostas importantes como o co-financiamento estadual e federal para o Centro Dia.

É importante ressaltar que a participação é o único caminho para dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência, sendo assim, é preciso valorizar estes momentos de decisão coletiva como uma oportunidade de discutir suas necessidades e demandas despertando a solidariedade da comunidade e o compromisso do poder público com estas pessoas.