OLIVEIRA, Fabiana Maria das Graças Soares
A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Federação Nacional das APAEs adotou o tema “Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos! APAE BRASIL: 60 anos fazendo inclusão!”. O que significa igualdade na perspectiva e no campo dos direitos? Igualdade corresponde a “qualidade ou estado de igual; paridade; uniformidade, identidade; justiça e equidade”, (FERREIRA,1986, p. 915). enquanto que, oportunidade corresponde a “qualidade de oportuno, ocasião, ensejo, lance. Dessa forma, entendemos que tudo que é oportuno para uns, deve ser oportuno para todos, na medida de suas necessidades e especificidades. Segundo alguns autores, a igualdade é o equilíbrio na consecução dos direitos que se traduzem nas diversas políticas públicas: direito à saúde, direito à educação direito ao trabalho, direito à vida familiar, direito à eliminação de barreiras arquitetônicas, físicas, comunicacionais, informacionais, atitudinais e, conforme Araujo (BRASIL, 2003, p. 45), “inegavelmente, pelo direito à igualdade”.
Por igualdade de oportunidades, entendemos o direito de possuirmos as mesmas coisas, embora a complexidade pela discriminação ainda predominante, devido a raça, sexo, profissões ou condições de deficiência. Admitindo igualdade de oportunidades, dizemos não à discriminação e incentivamos o acesso e garantia de inclusão das pessoas com deficiência nas políticas públicas como, saúde, educação, assistência social, trabalho, lazer, acessibilidade na comunicação e informação, reconhecimento à igualdade perante à lei e outros. Porém, com mudanças de atitudes, envolvimento e compromisso de todos, pessoas com deficiência, suas famílias, profissionais, amigos e sociedade.
Assim, sendo, lutamos pelo acesso pleno e sem barreiras. Nessa perspectiva, independentemente da deficiência ou dos comprometimentos dela decorrentes, nenhum direito deve ser negado.
Com a chamada APAE BRASIL: 60 Anos Fazendo Inclusão, convidamos a rede apaeana a refletir sua trajetória em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mobilizando forças e reivindicando acesso igualitário aos bens sociais, sustentando um compromisso crescente ao longo desses anos: garantir qualidade de vida, autonomia, atenção integral e integrada em todo o ciclo da vida e inclusão social.
Fonte: APAE Brasil