CURSO: COMPREENDENDO OS MECANISMOS DO PROCESSAMENTO SENSORIAL

A integração sensorial é um processo neurológico responsável pelo registro, seleção e interpretação das informações do ambiente e do corpo. Problemas com processamento sensorial podem gerar disfunções que afetam a vida cotidiana e a interação social. Estes problemas costumam aparecer na infância e podem gerar para a criança prejuízos no desempenho das suas ocupações tais como brincar, educação e atividades de vida diária. A terapia de integração sensorial entende que os sistemas vestibular, proprioceptivo e tátil são importantes para o processo de aprendizagem motora e participação eficiente dos indivíduos nos contextos. Nesse sentido, a partir de avaliações sistematizadas a terapia de integração sensorial visa promover experiências sensoriais de forma controlada e ativa com o objetivo de estimular respostas de adaptação ao ambiente.

A terapia de integração sensorial deve ser realizada em ambiente projetado para esta finalidade. Apresenta equipamentos de suspensão e recursos específicos para promover as experiências sensoriais adequadas. Deve ser realizada por profissional devidamente qualificado.

Nesse sentido o curso INTRODUTÓRIO DE INTEGRAÇÃO SENSORIAL ministrado, tem como objetivo oferecer aos profissionais da área de saude e educação oportunidade de entender os problemas sensoriais que afetam a infância, bem como compreender técnicas de manejo para organização do comportamento. Curso online realizado no dia 01/12/20 de 07 às 11 hs e de 13 às 17 hs, ministrado pelo Professor Dr, Rafael Luiz Morais da Silva.