Os nove assistidos da Casa Lar de Mantena, juntamente com uma Mãe Social, Coordenadora da Casa Lar e uma Professora da APAE, estiveram na última quinta-feira em Belo Horizonte no Minascentro na Abertura do II Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família e o XII Congresso da Rede Mineira das APAEs. Foram momentos de grande emoção, onde foi apresentado um vídeo de como era a vida dos mesmos quando estavam na FEBEM e puderam reencontrar amigos que viveram juntos antes de serem incluídos em diversas Casas Lares em Minas Gerais.
Criado em 1996, o Programa “Casa Lar” é coordenado pela SEDESE e teve inicialmente como objetivo retirar crianças e adolescentes com deficiências que estavam abrigados da extinta FEBEM. Atualmente o programa realiza o acolhimento de pequenos grupos, de oito a dez moradores, com abrigo em residência comum e integrada à comunidade, sob a coordenação de “mãe ou casal social”. A entidade conveniada para a execução é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
Este ano comemora dezessete anos do Programa Casa Lar no Estado, mas em Mantena teve inicio no ano de 2005, com oito pessoas com deficiência, sendo seis oriundos de Bom Despacho e dois do Município. Hoje com sede própria a Casa Lar de Mantena ampliou o atendimento para dez pessoas, já contando com nove moradores.
Queremos registrar nosso agradecimento ao Prefeito Dr. Wanderson que viabilizou o transporte até Belo Horizonte e agradecer o cuidado e paciência do motorista dispensado aos atendidos.
Veja fotos abaixo: [nggallery id=24]