Em 2012, Minas conquistou os melhores resultados na avaliação o Ideb, do Governo Federal. Além disso, os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), divulgados na última semana, comprovam que os estudantes mineiros têm avançado. Entre 2006 e 2012, o conhecimento em língua portuguesa dos alunos do terceiro ano do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) da rede estadual praticamente dobrou. No ano passado, 87,3% dos alunos do 3º ano encontravam-se no nível recomendável de proficiência em língua portuguesa.
“A política educacional vem tendo um acúmulo de vários anos do governo do PSDB preocupado com a qualidade na escola, com o processo de capacitação de professores, além de uma política de gestão dos colégios que associa a meritocracia à identidade democrática com a comunidade”, destacou Barbosa.
O Deputado afirmou ainda que desde a gestão do Senador e Ex-Governador Aécio Neves, os avanços começaram a surgir. “Estamos num caminho que tem dado certo. Porém, não podemos nos acomodar. Temos que avançar ainda muito mais na qualidade do ensino”, defendeu Barbosa. Esse é o mesmo pensamento do governador Anastasia. Exemplo disso é o Programa de Intervenção Pedagógica, pelo qual o governo pretende, em parceria com os munícipios, investir nos últimos anos do Ensino Fundamental.
Outra importante novidade que começa a ser implantada neste ano é a destinação de um terço da carga horária do professor para trabalhos extraclasse. Das 24 horas semanais de carga horária, oito horas são dedicadas à preparação, com atividades extraclasses para permitir o aprimoramento e o rendimento do professor.
“A rede pública estadual de educação em Minas Gerais é um grande orgulho para todos os mineiros. Vamos continuar trabalhando muito na educação, pois sabemos que ela é a base para o desenvolvimento futuro de nosso estado e do Brasil”, destacou Anastasia no programa.
fonte: www.eduardobarbosa.com