PARCERIA COM MICRORREGIÃO DE RESPLENDOR

Em 2019 foi firmado um termo de parceria entre o Centro Especializado em Reabilitação – CER II APAE de Mantena,  para atendimento da microrregião de Resplendor que compreende os municípios de Aimorés, Alvarenga, Conselheiro Pena, Cuparaque, Goiabeira, Itueta e Santa Rita do Itueto.

O CER II de Mantena atende os pacientes dos municípios  acima para dispensação de OMP’s (Órtese, prótese e meios de locomoção), como por exemplo, cadeiras de rodas, andadores, muletas e bengalas. Essas OPM’s deverão estar descritas na tabela SUS. Para dispensação de cadeiras motorizadas o CER obedece  as orientações e normas estabelecidas na Portaria 1272/13 do Ministério da Saúde.

Os pacientes ao chegarem  no CER II da APAE de Mantena  são atendidos por médico ortopedista, que faz a prescrição da OMP. Posteriormente, o paciente é atendido por assistente social que encaminha para a fisioterapeuta para realização de medidas, visando atender as necessidades funcionais de cada paciente. Importante destacar que, ter um meio auxiliar de locomoção adequado e na medida proporcionará qualidade de vida aos pacientes atendidos.

Os atendimentos aos pacientes da microrregião de Resplendor no CER II da APAE de Mantena  iniciaram em dezembro de 2019, e já foram entregues 19 cadeiras de banho, 14 cadeiras padrão, 07 cadeiras tetra, 05 próteses, 02 órteses, 02 cadeiras motorizadas, 02 andadores, 01 par de muletas e uma bengala. Ficando assim distribuído por município: AIMORÉS – 2 cadeiras de banho, 1 cadeira tetra, 1 cadeira padrão, 2 cadeiras motorizadas, 1 prótese transtibial. GOIABEIRA –  1 andador, 3 cadeiras de banho, 1 cadeira tetra, 2 cadeiras padrão, 1 muleta axilar, 1 bengala 4 pontas. ITUETA –  8 cadeiras de banho, 6 cadeiras padrão, 1 cadeira tetra, 1 andador, 1 órtese unilateral, 1 prótese transtibial esquerda. RESPLENDOR – 5 cadeiras de banho, 3 cadeiras padrão, 2 próteses transtibial, 4 cadeiras de roda tetra. SANTA RITA DO ITUETO 1 prótese mie, 1 cadeira de banho, 2 cadeiras padrão, 1 órtese articulada e 1 prótese transfemural.