A APAE de Mantena, encerra o Semestre com a culminância do Projeto Alimentação Saudável.
A proposta de trabalho foi empreendida a partir da sugestão advinda da ação Saúde na Escola, uma iniciativa da Equipe Pedagógica da Escola APAE com a Equipe do CER II, através da Nutricionista Karla Andrade que propôs utilizar o espaço escolar como ambiente para a educação nutricional e promoção da alimentação saudável de crianças e jovens, para assim, contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis. Nesse sentido, surge a necessidade de inserir esse tema no conteúdo programático, nos diferentes níveis de ensino proporcionando dessa forma aos alunos o acesso à informação e formação para a escolha e adoção de práticas alimentares (e de vida) saudáveis. Essas ações foram vividas e concretizadas nas salas de aula na primeira quinzena de julho nos turnos, manhã e tarde junto aos alunos do Ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos anos iniciais e finais, conforme as orientações do projeto inicial. Portanto participaram diretamente dessa ação todos alunos da escola, professores e equipe técnica da escola (Nutricionista).
Os objetivos da proposta foram os de despertar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável sem perder o prazer de comer, conhecer a origem dos alimentos: Peixes, carnes, verduras, legumes e frutas, compreender a importância dos seus principais nutrientes, entender a importância e benefícios no consumo saudável bem como construir receitas.
A partir desses objetivos norteadores das ações buscou-se incentivar um consumo de alimentos mais saudáveis respeitando a identidade cultural-alimentar dos envolvidos, porém sem esquecer os valores sociais, afetivos/emocionais e comportamentais, que precisam ser cuidadosamente integrados às propostas de mudanças para uma alimentação mais saudável que contenha água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, para que se possa desfrutar de todas as fases da vida de forma produtiva e ativa, longa e saudável.
A culminância do projeto se deu com oficinas de customização de pratos de café da manhã e almoço, sanduiches naturais todos montados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e a nutricionista da escola.