PROGRAMA AI6% DA CEMIG: SOLIDARIEDADE QUE TRANSFORMA VIDAS

Segundo a Lei 8069/90 cada cidadão pode destinar uma parcela de seu imposto de renda a uma entidade de atendimento de crianças e adolescentes. A pessoa física pode doar até 6% e  jurídica até 1% dos valores destinados ao Imposto de Renda.

O Programa AI6% da CEMIG é uma promoção da CEMIG e seus voluntários que são funcionários que aderem ao programa e doam parte do seu imposto de renda para as entidades selecionadas para o Programa. A parceria entre a APAE de Mantena e a CEMIG através do Programa AI6% teve início em 2011. São 10 anos de história, onde a solidariedade destas pessoas conseguiu transformar vidas. Os recursos públicos recebido pela APAE são de custeio e têm destinação própria, os projetos desenvolvidos só foram possíveis graças a parcerias como essa. Com alegria e gratidão, apresentamos a retrospectiva desta história que demonstra ser  possível transformar solidariedade em ações concretas:

RETROSPECTIVA DA PARCERIA

2011: Projeto “Viver melhor” Recurso utilizado na compra de Materiais de Construção para o acabamento da Casa Lar, abrigo para 10 pessoas com deficiência sem família.

2012/2013/2014: Reforma da antiga sede do Rotary (doada a APAE), atual APAE Eventos, que tem por finalidade captação de recursos para manutenção de despesas da APAE.

2015: Projeto “Segurança – Garantia do Bem Estar de todos” Recurso utilizado na construção do muro de proteção da Casa Lar.

2016: Projeto “Viver e Conviver – Habilitação e Reabilitação para uma vida melhor” Recurso utilizado na ampliação da área de recepção da Clínica de Reabilitação (Espaço de Convivência)

2017: Projeto “Manutenção e pequenos reparos da estrutura física da Casa Lar – Residência Inclusiva”. Recurso utilizado na reforma, ampliação dos quartos e pintura da Casa Lar.

2018: Projeto “Integrar – Habilitação Infantil e Integração Sensorial”. Recurso utilizado na aquisição de Equipamentos para a sala de Integração Sensorial da Clínica de Reabilitação.

2019: Projeto “Brincar e crescer – Brinquedoteca da APAE de Mantena” Recurso utilizado para aquisição de equipamentos, itens de infraestrutura, brinquedos didáticos  pedagógicos  para estimulação  do desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos na Clínica e  Escola APAE.

2020: Projeto “Incluir – Educação Especial derrubando Barreiras” O recurso arrecadado este ano será utilizado para equipar uma sala de recursos pedagógicos multifuncionais e uma sala adaptada especialmente para crianças e adolescentes com paralisia cerebral.

Fotos abaixo ilustrativas para realização do projeto 2020.

 

Ao participar do AI6% os funcionários da CEMIG têm a oportunidade de escolher onde uma parcela do seu imposto de renda será aplicada, além disso com este gesto de solidariedade contribuem para a melhoria da qualidade de vida de centenas de pessoas com deficiência. São crianças e jovens que dependem destes serviços e que precisam de uma chance para viver melhor, superar suas dores, desenvolver habilidades e vencer limitações.

A todos que contribuem com o Programa AI6%  nossa gratidão. Com certeza   cada doação é uma semente que tem frutificado em muitas vidas produzindo frutos de superação, desenvolvimento e  qualidade de vida. Que a vida possa florescer em toda parte onde houver pessoas que amam o próximo e que muitas outras vidas possam ser tocadas por ações espelhadas  por gestos de solidariedade como esse.