É de suma importância educar para o trânsito, prevenir acidentes e preparar as crianças e adolescentes para as situações de perigos que possam ocorrer, com este objetivo a APAE realizou no mês de maio o Projeto “Educando para um trânsito seguro”!
Todos os anos o Departamento do Trânsito (DETRAN) faz inúmeros campanhas nas mídias, distribuem materiais e boletins informativos conscientizando sobre o respeito e o cuidado com as leis do trânsito, mas infelizmente, o que vemos é que a cada dia está crescendo no país mortes por causas da imprudência, falta de atenção, uso de bebidas no trânsito.
É necessário que os alunos especiais também aprendam a atravessar nas vias públicas, adquirindo cuidados específicos, noções de perigo visando mudanças de bons comportamentos no trânsito. Torna-se importante e viável este plano visando o aprimoramento de atitudes saudáveis e o respeito pelas leis do trânsito.
Portanto, o projeto teve como objetivos conscientizar os alunos da importância das leis de trânsito, conhecer os cuidados ao transitar nas vias públicas da cidade, conhecer os principais sinais de trânsito e o significado das cores do Semáforo e motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
Para desenvolver o projeto foram utilizadas atividades como conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes, frases de alerta com a confecção de um varal, músicas, poesias, exibição de vídeos sobre o trânsito, confecção de cartazes, observação de placas de trânsito, confecção de semáforo com sucatas, escrita de palavras sobre o trânsito e o seu significado, pesquisas de palavras que se referem a temática investigada.
O encerramento do Projeto contou com o apoio dos policiais integrantes do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) que utilizaram os materiais produzidos para ensinar de maneira lúdica sobre as regras de trânsito, a conduta nas vias públicas e os riscos existentes inclusive quando pessoas estranhas se aproximam das crianças ensinando inclusive como elas devem reagir sempre que ocorrer uma situação de perigo.
Ensinar as crianças desde cedo as regras do trânsito é uma questão de cidadania e segurança. Ensinar as crianças desde cedo é criar uma nova mentalidade e a possibilidade de que tenhamos adultos mais conscientes e mais responsáveis.