O projeto é formado por um espaço estruturado, baseado no método TEACCH, ciência ABA e estimulação SENSORIAL, que são ferramentas fundamentais para o eficaz aprendizado dos autistas.
O método TEACCH é usado na estruturação do ambiente de sala de aula e atividades, sendo elas desenvolvidas em níveis de acordo com as habilidades dos alunos.
A ciência de análise do comportamento aplicada (ABA) busca melhorias de várias habilidades, e a intervenção de comportamentos inapropriados.
Na estimulação sensorial, o projeto possui um ambiente acolhedor e favorável, onde são oferecidas atividades físicas, aliadas com luz, sons, cores, texturas e movimentos, que produzem sensações e provocam estímulos.
Com a pandemia o projeto adaptou-se ao ensino remoto, sendo pensado e organizado de forma a ser realizado na casa do aluno com acompanhamento da família, e orientações dos professores.
Foi elaborado uma rotina de atividades a serem trabalhadas diariamente, sendo elas: movimento corporal, imitação, atividade pedagógica e estimulo sensorial. São habilidades essenciais para o desenvolvimento do autismo.
Com o passar do tempo obtivemos resultados favoráveis, decorrente da parceria família e escola.