Há 44 anos tradicionalmente no Brasil, no período de 21 a 28 de agosto comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. É uma ação voltada para a defesa de direitos da pessoa com deficiência, bem como para a conquista de novos espaços de inclusão.
Esta data tem como objetivo ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência.
Este ano traz como tema: “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”.
“Diferença” não pode ser confundida com desigualdade. Dessa forma, destacar a diferença como assunto temático da semana da pessoa com deficiência é valorizar a sua relação com a pessoa com deficiência, considerando que, como as pessoas sem deficiência, têm o direito de serem diferentes. É, ao mesmo tempo, evitar, dessa forma, que resulte em atitudes preconceituosas e excludentes. É, também, reconhecer que as pessoas com deficiência são diferentes entre si, assim como todas as pessoas sem deficiência o são. Diferente significa “que se distingue de outras coisas ou pessoas; não é igual”.
Na abertura aconteceram apresentações abrilhantando o evento, uma coreografia com os alunos Robson e Jaqueline ao som da música “Sou Igualzinho a Você de Elias Wagner”, carinhosamente as mães de usuários da clínica fizeram uma apresentação ao som da música “Quando a gente ama de Osvaldo Montenegro”, um grupo de alunos da APAE apresentaram as músicas: “Hino do excepcional e Pra ser Feliz do cantor Daniel”.
A enfermeira Aryane Fernandes Santos Cantarino e a Fonoaudióloga Isadora Marins Gomes, fizeram um breve relato sobre o “Projeto Alcançando Sonhos” e a entrega de fotos as mães dos filhos que participaram do projeto.
A semana foi repleta de atividades, dia 22 aconteceu um louvor com alunos da APAE, dia 23 abertura oficial e divulgação do trabalho com autoridades locais e da Microrregião, no dia 24 sessão de cinema na APAE, no dia 25 gincana da beleza, exposição e divulgação do trabalho na feira de artesanato e gastronomia no centro da cidade. Fechando a semana, um piquenique com os alunos da APAE e encerramento do projeto “cantigas de roda”.