A formação de Autodefensores faz parte do Programa de Autogestão, Autodefesa e Apoio a Família que pertence ao Serviço de Assistência Social da APAE. A denominação “Autodefensor” se deve ao caráter dado ao programa que tem como objetivo preparar a pessoa com deficiência para que ela mesma seja capaz de conhecer e defender seus próprios direitos.
Este trabalho parte do princípio de que a Pessoa com Deficiência Intelectual muitas vezes é tratada como se não fosse capaz de se defender, porém, acredita-se que na medida em que esta pessoa possuir condições e oportunidades de acesso à informações, poderá sim exercer seu papel de cidadão sem depender de qualquer mediação da família ou da comunidade. Isto traz à tona o significado da expressão “empoderamento” muito utilizada dentro dos trabalhos da APAE, ou seja, as pessoas com deficiência não precisam de alguém que fale por elas, mas que seja dada a elas a oportunidade e a formação necessária para que elas mesmas possam expressar seus desejos, sonhos, opiniões, escolhas e decisões.
O projeto é realizado semanalmente na APAE com 10 Jovens. Neste Projeto são trabalhados temas como autoconhecimento, autoestima, família, trabalho, amizade, valores, direitos, educação financeira, saúde, segurança, entre outros.
Os temas discutidos no projeto são retirados do próprio cotidiano dos jovens tendo em vista que o maior objetivo é melhorar sua qualidade de vida e sua inteiração com a família e a comunidade. Para isto o Projeto utiliza atividades como dinâmicas, teatros, música, vídeos, e debates, sendo que o debate tem sido a atividades preferida dos participantes, pois muitas vezes passam horas debatendo os temas propostos, comparando com situações vivenciadas pela família ou pela comunidade, trazendo exemplos retirados da mídia e dúvidas do próprio dia-dia o que comprova o quanto são capazes de expressar sozinhos suas opiniões e defender seus direitos.