A Secretaria Municipal de Educação de Mantena realizou neste mês de setembro o Projeto “Na trilha das emoções: A mediação do educador e o desenvolvimento das competências socioemocionais”. O objetivo do Projeto foi estimular toda a rede de ensino a trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais visto que estas são essenciais para a saúde mental e a qualidade de vida de todos. Como abertura do Projeto foi realizado o desfile cívico pedagógico, onde cada escola ficou com um tema relacionado ao projeto. O tema AMABILIDADE foi escolhido para a Escola APAE que apresentou três blocos distintos:
· O primeiro pelotão trouxe como tema “As sementes do Amor” onde os alunos convidaram ao público a refletir que a “Amabilidade” é fruto de sementes como: Respeito, Atenção, Cuidado, Bondade, Serviço, Ensino, Caráter, Generosidade, Responsabilidade e Diálogo. Para colher o fruto do amor, essas sementes precisam ser plantadas e cultivadas dia após dia.
· O segundo pelotão teve como tema “Compaixão e empatia na Era da Tecnologia” que falou sobre o avanço do acesso aos meios de comunicação. Este pelotão buscou representar as conexões tecnologias e as pessoas reais que nelas estão envolvidas, fazendo um apelo para que possamos construir conexões que expressem sentimentos reais de empatia, que nos façam apoiar as pessoas, nos preocupar de verdade com elas.
· O terceiro pelotão trouxe como tema o Poema “Saber Viver” de Cora Coralina. Este poema enfatizou a necessidade de que as relações humanas sejam mais profundas e verdadeiras de modo que a vida seja mais repleta de significados. Ao apresentar este lindo poema, a escola APAE buscou mostrar gestos simples como o colo, o sorriso e o abraço que são capazes de salvar vidas e dar sentido à existência das pessoas. Neste pelotão também foi feita uma homenagem ao conhecido Dr. Eduardo Barbosa, líder e mentor do movimento APAEANO que faleceu recentemente e que foi um forte exemplo de dedicação e amor ao próximo, especialmente às pessoas com deficiência.
Ao finalizar este projeto a APAE agradece o empenho de todos os professores, alunos e familiares que tornaram possível esta reflexão tão essencial para nosso trabalho.
Agradecemos ainda ao Sr. Prefeito e a toda equipe da Secretaria de Educação em especial à Secretária Eliane Lourindo que nunca mediu esforços para apoiar a Escola APAE para que pudéssemos atender às crianças e jovens com deficiência.
E por fim, nosso agradecimento especial aos membros da diretoria e a todos que no decorrer dos anos trabalharam na diretoria da APAE, pois, somente através do esforço e compromisso destes foi possível chegar até aqui e continuar essa trajetória tão indispensável na construção de uma sociedade mais inclusiva e mais solidária.