O curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) organizou uma visita técnica para alunos das disciplinas de Fisioterapia em Saúde Comunitária e Internato a três instituições do município de Mantena.
Acompanhados pelos professores Peterson Andrade e Ludimila Forechi, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na empresa By Hare, Clínica de Fisioterapia do município, e no Centro Especializado em Reabilitação de Mantena (CER/APAE), que atende pessoas de 15 municípios da região leste.
A visita à empresa By Hare permitiu conhecer a linha de produção de uma indústria de confecções com 500 funcionários e capacidade de produção mensal de 100.000 camisas em uma área de 35.000 m². Segundo o professor Peterson Andrade, a atividade permitiu que os alunos observassem a rotina de trabalho e a linha de produção de uma empresa que atende diversas marcas, oferecendo uma vivência prática para o entendimento da prevenção de doenças e promoção da saúde do trabalhador.
Na Clínica Municipal de Fisioterapia de Mantena, os alunos conheceram os recursos disponíveis e discutiram com o terapeuta Jorge Junior os desafios, as demandas do mercado e as competências necessárias para o futuro fisioterapeuta. Apesar do espaço e recursos limitados, o conhecimento adquirido permite aos profissionais da clínica superar essas barreiras físicas durante o atendimento ao paciente.
No Centro Especializado em Reabilitação de Mantena, os alunos puderam conhecer a sala de integração sensorial, os equipamentos PediaSuit e receber informações sobre o fornecimento de órteses, próteses e dispositivos de mobilidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Clodoaldo Costa Magalhães, coordenador geral do CER/APAE de Mantena, destacou a importância da valorização dos bons modelos de atendimento do SUS, bem como da troca de informações entre profissionais e alunos. Esta oportunidade de troca de ideias e experiências enriquece as práticas profissionais de futuros e experientes fisioterapeutas.
A APAE agradece profundamente a visita e a colaboração com a universidade, pois promove o aprendizado mútuo e a melhoria do atendimento prestado à comunidade.